Pages

18 novembro, 2009

O Bem Comum e a Vontade Geral


Segundo Shumpeter não existe bem comum nem vontade geral, logo não existe democracia, não nos padrões segundo os pais da mesma, os gregos.

Mas, não somente é na democracia ou em qualquer sistema de governo que não existe esses pontos, pois a verdade é: não se pode pode atentar todos, a vontade de um nunca e a mesma vontade do outro e há casos que o bem comum, a vontade geral não são desejos políticos, sendo que de fato que a vontade geral é movida por paixões.

É naturalmente hilário como as pessoas, fora da política, até mesmo sendo apolíticos vivem assim, sendo cada vez mais donos da razão, acreditando ser melhores que os outros, vivendo até hoje, em pleno século XXI nessa hierarquia estúpida. Tenho visto, muito sofridamente que a política se assemelha com o particular de cada um, com cada “aglomeração de pessoas” , em cada “ sociedade particular” .

As pessoas tem essa mania grotesca de achar que tem domínio pelo próximo, que tem poder sobre a vida do outro, essa mania malvada! Assim como a política, as pessoas são assim também, tem a mania de ser pau-mandado. Mania de Elite, mania de soberanos, de soberbos, porém, não falo sobre a elite governante, a que tem critérios e é natural estar no poder ou em frente a uma sociedade, me dei por conta que esse processo é realmente natural; mas de soberanos que acreditam e vão acreditar até uma explosão de opinião, até que os oprimidos falem e vão em busca da vida que desejam, colocar verdadeiramente a mochila nas costas, para provar que não só os soberanos tem voz.

A cada dia que passa existem em milhares de “sociedades” sendo elas minúsculas ou não um grito explodindo na garganta, uma voz que não quer calar de cada pessoa tendo seus pensamentos e sonhos sendo jogados pela janela.


Amorim, assim como a vida de cada um é assim, sendo este, de uma maneira ou de outra uma vontade enorme, do tamanho do mundo de gritar e querer respirar o verdadeiro ar, o ar que deixou passar muitas vezes e não pode senti-lo pelas narinas. Sinto esse ar cada dia, cada vez, cada sempre, mas ao seu lado eu consigo sentir, ainda, essa brisa, mas a sinto pura e leve. Obrigada, e são com lágrimas.

(..) eu não vou mudar não, eu vou ficar são mesmo se for só, não vou ceder. Deus vai dar aval sim o mal vai ter fim e no final assim calado eu sei que vou ser coroado Rei de mim."

-[ Los Hermanos - de onde vem a calma]"